Além dos resorts, os turistas têm muitas opções de locais para se hospedar, entre eles, hotéis, aluguel de casa ou apartamento, pousada, hostel, casa de família, alojamentos e outros. Mas, hoje, vamos nos ater à diferença entre hotel e pousada e suas principais características.
Quando o roteiro de uma viagem já foi sonhado e planejado, chega o momento de pensar na hospedagem. Com todos os destinos em mãos, é preciso determinar onde se vai parar alguns dias para passear nas redondezas e dormir algumas noites.
A maioria das características das acomodações no Brasil e no mundo está presente tanto nos hotéis, quanto nas pousadas. É importante avaliar bem todos os aspectos porque eles impactam direta e amplamente na sua satisfação geral quanto à sua viagem.
Da mesma forma que um lugar bom deixa você feliz e doido para voltar novamente a um certo destino, quando se erra o local de hospedagem, todo o restante parece ruim também.
Diferença entre hotel e pousada: Tudo depende do perfil do viajante
É importante compreender que a principal diferença entre hotel e pousada se refere à quantidade de alternativas de lazer que se terá durante toda a estadia no local escolhido. E aqui você tem que pesquisar o que é oferecido nas dependências do próprio lugar e nos arredores. E claro, baseando-se no seu perfil de viajante.
Internacionalmente, não há uma legislação ou regras definidas para que o proprietário de um hotel ou pousada “batize” seu estabelecimento como um ou outro. Porém, no Brasil, estas duas categorias vêm sendo utilizadas há cerca de sete anos.
Veja as principais características das pousadas
Muita gente prefere as pousadas pelo conforto propiciado e por causa de um estilo de vida mais descontraído, principalmente durante uma viagem de férias, por exemplo. E se for perto de várias e belas praias, aí esta sensação de aconchego é ainda mais procurada.
Pousada não significa menos qualidade de atendimento ou falta de capricho. Pelo contrário. Muitas vezes, optar por se ficar neste modelo de hospedagem é certeza de encontrar até mais qualidade do que em hotéis gigantes.
Afinal, existem pousadas nas quais os próprios proprietários estão ali para receber e entreter os hóspedes.
Há pousadas que, como alguns hotéis, oferecem o serviço de alimentação incluso na diária. O que varia é que há locais onde há apenas café da manhã. Outros, café da manhã e almoço. E, ainda, há pousadas que dispõem de restaurante que, além destas duas refeições, oferece o jantar, drinks e petiscos. Cada caso é um caso.
Para citar uma limitação das pousadas, lembramos que estas podem ter no máximo três andares. Porém, você pode se hospedar em quartos, cabanas, apartamentos, chalés ou casas.
Se a pousada for construída horizontalmente, pode ter até 30 unidades habitacionais com 90 leitos. Para esses locais também podem ser atribuídas as famosas estrelas, conforme o que eles oferecem aos turistas.
Agora, vamos ver o que caracteriza os hotéis no Brasil
Os hotéis no Brasil, entre outros aspectos, cobram diárias pela estadia. O critério de avaliação destes tipos de estabelecimento se dá pelo número de estrelas, que varia de um a cinco.
A comodidade e a variedade de serviços oferecida aos hóspedes, geralmente, são maiores do que nas pousadas. Também depende muito de hotel para hotel. Já que há os mais simples e os bastante sofisticados. Geralmente, um hotel é dividido em quartos e apartamentos.
Normalmente, os hotéis têm serviços de recepção mais elaborados. O tamanho das acomodações e de toda a infraestrutura também é maior. Além de oferecer frigobar e banheiro privado, os hotéis limitam o número de pessoas por quarto. Os quesitos alimentação e transporte também são bastante facilitados.
Um ponto positivo para o hotel é que a maioria funciona o ano todo. Já entre as pousadas, é bastante comum aquelas que só abrem na temporada de verão ou inverno.
Quer descobrir o que a Pousada Barra Mar pode te oferecer? Solicite disponibilidade e saiba tudo sobre nossas acomodações, localização e pacotes!