Conheça e se encante com a história de Imbituba

Localizada em Santa Catarina, Imbituba se tornou uma das cidades de maior destaque no turismo de avistamento de baleias no Brasil. 

Atualmente, a cidade é considerada um santuário de baleias francas, chamando atenção para os meses de julho e novembro, quando estes animais retornam para os períodos de procriação, provocando um espetáculo para os turistas que podem observar estas espécies de perto. 

Além disso, Imbituba também é conhecida por suas diversas atrações turísticas. 

O lugar é voltado tanto para pessoas que buscam por mais tranquilidade, quanto para aquelas pessoas que buscam por praias ideais na hora de praticar esportes. 

Exemplos disso é a praia da Vila, que abrigou a sede oficial do Campeonato Mundial de Surfe – que reuniu entre 2003 e 2010 milhares de surfistas famosos. 

Já o Porto da Vila, oferece uma oportunidade única para aquelas pessoas que curtem um belíssimo pôr-do-sol, com uma das paisagens mais encantadoras que é a vista da Lagoa do Mirim. 

E não para por aí, a cidade também conta com um dos melhores eventos de SC, a Festa Nacional do Camarão, que promove uma gastronomia de dar inveja a qualquer pessoa, além de diversos shows promovidos em quase 5 dias de festa. 

Mas agora, se você está considerando passar suas férias neste ambiente repleto de atrações, que tal conferir com a gente mais um pouquinho sobre a história de Imbituba? 

Vamos lá? 

A história de Imbituba 

A história de Imbituba começa lá por volta de 1715, quando um pequeno vilarejo veio a ser povoado por integrantes dos povos açorianos. 

Nessa época, a armação para pesca de baleias ainda era uma atividade permitida, sendo que, só por volta do ano de 1829 a atividade passou a ser extinta. 

Desde então, Imbituba – que antes não havia um nome oficial – passou a se chamar “Armação de Imbituba”. 

Cerca de 100 anos se passaram e, em outubro de 1930 recebeu sua autonomia como Município do estado de Santa Catarina – decreto este, promovido pelo governador provisório Coronel Fontoura Borges. 

No entanto, alguns anos depois, em outubro de 1949, a cidade recebeu a denominação de Henrique Lage, substituindo o nome dado pelo Coronel Fontoura anos atrás. 

De lá pra cá – na verdade, há quase um século – a cidade passou a ser reconhecida oficialmente como “Imbituba”; nome este, promovido pelo Projeto de Lei n° 446/59 do Dep. Ruy Hülse. 

Desenvolvimento da cidade ao longo dos anos 

Os fatos históricos desta cidade, dão à Imbituba, uma das histórias mais ricas para o desenvolvimento de Santa Catarina. 

Por conta disso, separamos algumas das informações mais importantes da história de Imbituba que você não pode deixar de saber. Acompanhe: 

1970: O surf como esporte oficial 

Marca registrada da história de Imbituba, está o surf – um dos grandes esportes praticados nesta região. 

Para que não haja dúvidas, é importante saber que essa atividade só foi descoberta por volta da década de 70, quando surfistas de diversas localidades do Brasil descobriram o potencial das praias de Imbituba para a prática do esporte. 

A cidade recebeu tantos esportistas, que foi necessário criar a instalação de uma fábrica de pranchas na cidade, mais tarde, ela veio a se tornar o principal polo de surfes da região sul. 

1980: A economia a todo vapor 

Movimentando cerca de até quatro milhões de toneladas de carvão durante a década, a economia de Imbituba foi toda direcionada à mineração do carvão. 

No entanto, por questões da redução nas taxas de alíquota e devido até mesmo o próprio subsídio do carvão, em 1990, a economia – que antes estava na sua melhor época –, deu local a uma quebra econômica para toda a região catarinense. 

Neste novo cenário, a cidade teve de se tornar um mero canal de exportação de carvão para um outro porto do estado, resultando em consequências negativas para toda a cidade. 

1998: A caça às baleias passa a ser proibida 

A história de Imbituba é repleta de momentos marcantes, não é mesmo? Isso também não poderia ser diferente quanto às atividades de pesca de baleias na região. 

Liderada pelo Projeto Baleia Franca, em setembro de 1998, a câmara municipal da cidade, decretou o tombamento histórico do sítio Barracão da Baleia, visando a pesquisa e preservação de uma das espécies mais ameaçadas do mundo: a baleia franca. 

De lá pra cá, foi construído o Museu da Baleia, que abriga inúmeras informações acerca da espécie, seus períodos de procriação, sua caça, e muito mais. 

Como você notou, os fatos históricos que envolvem a história de Imbituba, são alguns dos mais importantes para a região sul do estado, bem como, para todo o mundo. 

Seja através dos torneios internacionais que ocorrem nesta cidade, ou até mesmo para as festas e eventos que promovem a economia local. 

Por isso, se você pretende viajar nas férias ao lado de seus filhos, esta pode ser uma boa oportunidade para conhecer um dos lugares mais surpreendentes do Brasil, além de ter uma variedade de opções para se divertir e aproveitar ao máximo desse momento. Que tal? 

Solicite disponibilidade agora mesmo na Pousada Barra Mar e garanta sua estadia em Imbituba! 

Confira os conteúdos completos do nosso blog

Diversas dicas para sua próxima viagem

Acesse nosso blog e confira mais conteúdos

Materiais Ricos imagem

Conteúdos completos para planejar sua viagem

Acesse nossos guias de viagem gratuítos

Confira também os guias, roteiros e e-books que temos disponíveis. Eles te ajudarão a planejar as melhores férias em Imbituba, com diversas informações sobre a nossa pousada e essa linda cidade. Clique no botão abaixo e leia os materiais gratuitos que só a Pousada Barra Mar disponibilizada para você agora mesmo.

Está esperando o que?

Faça sua reserva e venha curtir as melhores férias!

Avenida Sul nº 2400, Barra de Ibiraquera, Imbituba, Santa Catarina 88.780-000, Brasil.

Entre em contato

Telefone e WhatsApp:
48 3355-0007
48 99926 5885

 

Logo site

Siga no Instagram

@pousadabarramaroficial

Deixe sua avaliação

Através do Tripadvisor

TERMOS E CONDIÇÕES

POLÍTICA DE PRIVACIDADE